domingo, 11 de abril de 2010

FOTOGRAFIA "PINHOLE"




A elaboração de pinhole (do inglês pin hole “buraco da agulha”) é um processo simples e artesanal que consiste em fazer fotografia com uma simples caixa de sapatos.
Essa caixa deverá possuir a particularidade da tampa vedAdicionar imagemar bem, depois como primeiro passo com tinta de spray preta pintamos todo o seu interior como se fosse uma câmara escura.
Numa das extremidades da caixa faz-se um pequeno buraco, de seguida coloca-se um pedacinho de alumínio que irá ser furado com uma agulha fina, este furo será tapado com um pedaço de cartão para impedir a luminosidade de entrar na caixa visto que está deverá estar completamente vedada. Devemos ter em atenção se não existe nenhum outro ponto por onde a luminosidade externa possa entrar para além do orifício já feito, se por ventura isto acontecer teremos que tapar com fita isolante.
No momento escolhido para a captação da imagem teremos que ter em conta as condições atmosféricas para pudermos calcular o tempo de exposição para a obtenção da foto, sendo o resultando dependente das condições atmosféricas e do tempo de exposição.
Antes de escolher o plano a ser fotografado coloca-se papel fotográfico, no interior da caixa, sem esquecer que este material é sensível à luz portanto, o carregamento da câmara deve ser feito num local seguro e escuro para que não danifique o mesmo, em seguida retira-se o cartão que está a tapar o buraco da agulha e deixa-se exposto durante uns breves segundos.
Posteriormente a estes processos passa-se à fase de revelação que deverá ser num local bastante escuro só com a presença de uma luz vermelha, retiramos então o papel fotográfico da caixa e passamos-lo por vários líquidos para a obtenção do nosso negativo, praticamente vê-se o resultado ao passar pelo primeiro líquido (revelador), depois coloca-se o papel fotográfico a secar, após estar seco à que trabalhar no negativo para transforma-lo numa incrível fotografia.
Devo confessar que sempre ouvi falar nesta técnica mas fui sempre muito céptica com o seu resultado, a minha primeira experiência, não correu bem visto que não obtive nenhum desfecho, já na segunda tentativa o meu cepticismo caiu por terra pois constatei a fotografia pinhole é realmente uma certeza e funciona
.

Sem comentários:

Enviar um comentário